Barbie 50 Anos

090204171511_barbie5121

Museu Encantado da Barbie

Entrada gratuita.
Local: Shopping Cidade Jardim
Endereço: Av. Magalhães de Castro, 12.000 – São Paulo
Período: de 10 de março a 31 de julho de 2009.
Horário de Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 12h às 18h

***

Carro da Fiat, versão Barbie

miniatura

Sabendo do sucesso do 500 entre o público feminino, a Fiat decidiu desenvolver uma versão exclusiva para elas, com o sobrenome Barbie. Isso mesmo, o 500 de cor rosa choque desta página leva o sobrenome de uma das bonecas mais famosos do mundo, que completa 50 anos em 2009. O compacto será uma das atrações da montadora italiana no Salão de Genebra, que tem seu primeiro dia aberto à imprensa mundial hoje (3).
Leia completo aqui

***

Boneca Barbie celebra 50 anos como ícone cultural

A boneca Barbie completa 50 anos nesta segunda-feira, com queda de vendas mas status de ícone cultural.

A fabricante de brinquedos Mattel vendeu mais de um bilhão de bonecas do tipo desde que ela foi apresentada ao mundo, na Feira de Brinquedos de Nova York, em 1959 – no primeiro ano foram mais de 300 mil, ao preço de US$ 3 a unidade.

Barbie Millicent Roberts recebeu o mesmo nome da pequena Barbara – a filha de sua criadora, Ruth Handler.

A menina brincava com bonecas que representavam bebês e crianças pequenas, e a mãe reconheceu um nicho no mercado americano para um brinquedo que representasse uma mulher jovem.

As primeiras Barbies vestiam um maiô de listras brancas e pretas, sandálias de salto alto e sobrancelhas bem delineadas.

Embora o modelo de Barbie mais conhecido hoje tenha cabelos loiros, as primeiras tinham uma versão morena.

barbie1
Handler disse que a boneca simboliza que “uma mulher pode fazer escolhas”.

“Eu acredito que as escolhas que Barbie representa ajudaram na popularidade inicial da boneca, não apenas entre as filhas, que um dia fariam parte da primeira grande onda de mulheres em gerenciamento e profissões liberais, mas também entre as mães.”

Ao longo dos anos, Barbie refletiu modas e estilos e teve mais de cem carreiras diferentes, como astronauta, ginasta, aeromoça, embaixadora da Boa Vontade da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e piloto de Fórmula-1.

Barbie já apareceu até como candidata a presidente – em uma iniciativa pioneira, foi lançada uma boneca afro-americana em 2004, com suposta ambição de chegar à Casa Branca.

O formato do corpo – busto grande e cintura muito fina – foram criticados por supostamente representar uma imagem inalcançável para as meninas.

O curador da exposição “Os 50 anos de Barbie” no Museu do Entretenimento Geppi, em Baltimore, nos Estados Unidos, Arnold Blumberg, disse: “Em várias ocasiões algumas pessoas disseram que a Barbie representa uma ideia muito irreal e danosa do como uma mulher adulta moderna deve se parecer (…) e que isso afeta a ideia de que uma menina tem de seu próprio tipo físico, de suas expectativas na vida.”

“Mas, como tudo mais, ela (a empresa Mattel) é uma fabricante de brinquedos e está vendendo uma figura de fantasia, uma boneca para as crianças brincarem.”

A boneca foi criticada também por ser um mau exemplo para meninas. Uma versão de Barbie com “fala” dizia: “Aula de matemática é difícil”. Mais tarde, diante das críticas, a frase acabou alterada para “Matemática é difícil mas não impossível!”

A boneca prosperou e entrou na sociedade de consumo – foram feitas casas de plástico especialmente para ela, um carro, um guarda-roupa de griffe e ela ganhou até um namorado, Ken.

Mas embora a Barbie tenha servido de modelo para muitos vestidos de noiva o “casal” nunca trocou alianças e, em 2004, em uma entrevista coletiva “oficial”, foi anunciado que eles estavam “se separando”.

A boneca atraiu o interesse de crianças e adultos. Tanto que um modelo de 1959 foi vendido por US$ 27.450 mil em um leilão em 2006.

Mas a popularidade da boneca em um mundo onde os brinquedos se diversificam cada vez mais e o mercado de videogames cresce, vem sofrendo. No final do ano passado, as vendas de Barbies caíram mais de 20%.

Na Ásia, contudo, a fama da boneca resiste. Foi aberta na sexta-feira uma loja em Xangai, na China, especializada em Barbies.

Ela tem seis andares e traz quase 900 modelos diferentes da boneca. Ela tem spa, bar e estúdio, e os fãs da Barbie podem experimentar trajes do guarda-roupa da boneca em tamanho grande.

A Mattel planeja mais lojas do tipo em outras partes do mundo, mas não nas mesmas dimensões que a recém-inaugurada em Xangai.

O Globo

Anúncios

7 comments

  1. Quem inventou essa estória e História de que meninas tem de brincar de boneca? E os meninos de carrinho e ficar na rua?

    Veja só como essas brincadeiras inocentes afetam para sempre a vida de uma pessoa adestrando o subconsciente. Tudo isso diz: mulheres são frágeis, devem cuidar das crianças (cuidar da boneca) enquanto que os homens sai pra trabalhar (brincar na rua). Esses conjuntinhos de cozinha, xicara já dizem tudo sobre a visão machista, onde é o lugar da mulher.

    Sinceramente não gosto dessas coisas.. rosa pra mulher e azul para o homem. Desde cedo aprendemos erradamente que cada um tem seu lugar e que as coisas são imutáveis. Coitado do pai que vê seu filho brincando de boneca.. Pobre da mãe que vê sua filhinha jogando futebol com os marmanjos.. Não é?

    Tirando isso tudo, moh legall a Barbie! Muito interessante todo essa contexo por trás de sua criação. Existe barbie etéia? rs..rs

    PS:Eu também tinha minha coleção dos Cavaleiros do Zodíaco (pois sou homem, afinal!).

  2. Também não gosto desses rótulos. Nunca tive bonecas, mas não vejo porque tem que dividir alguns brinquedos para os meninos e outros para as meninas. e se a criança que não entende esta “divisão” resolve brincar com o outro brinquedo acaba parecendo que está sendo “mal-educada”.

    No final as mulheres levam mais vantagem, pois tem mais liberdade. Mesmo depois de adultas.

    Que bom que o blog ainda está ativo.

    Abraço do Búfalo
    http://naoserouser.wordpress.com/

  3. Essa esposisão poderia ter mais imagens da barbie e seus acessorios ia ser mais interesante se puder mandar mais imagens para meu mail

  4. nossa. a-do-ro barbie. elas me encantam! tenho uma colecao enorme e acho muito certo criancas meninas terem brinquedos diferentes dos meninos.
    seria a mesma coisa de meninas vestirem tigor t tigre e meninos vestirem lilica ripilica!
    tomara que a barbie continue assim.. evoluindo!
    e que minhas tataranetas possam brincar de Barbie!

    1. adoro barbie tenho uma coleção tenho umonte de barbie que custam uma furtuna…tenho o carro da barbie o Ken,ele é lindo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s