TV Digital no Brasil

Existe muito blábláblá em torno da TV digital que vai  entrar em “ação” em alguns dias, semanas.. sei lá confesso que estou por fora mesmo.. eu vejo as propagandas mas não me diz muita coisa. O meu amigo Arthur Azevedo, um aficcionado por tecnologia estava me explicando o seguinte:

Olha a desinformação da nossa mídia:
Para que o consumidor precise apenas ligar um conversor de TV digital em seu televisor, é necessário que o equipamento seja capaz de reproduzir imagens acima do padrão de 1080 linhas (os televisores analógicos reproduzem o máximo de 500 linhas) e ainda possua uma conexão HDMI que, além de receber imagem com qualidade digital, consegue transmitir até seis canais
Tirei isso do penúltimo parágrafo daqui:
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2007/11/09/327098812.asp
Não existe no mercado TV com mais de 1080 linhas, nem mídia de alta resolução com mais de 1080 linhas à venda comercialmente, o padrão dita 720 ou 1080, e ponto.
E a TV Digital Brasileira deve ser 1080i (i de interlaced, entrelaçado) que é diferente de 1080p (p de progressivo), onde a qualidade é diferente
Quem escreveu este artigo, ou quem forneceu as informações, está informando errado, se alguém que leu este artigo for numa loja procurando uma TV com mais de 1080 linhas, vai quebrar a cara.

Monitores de computador são capazes de reproduzir até mais, só que de tubo estão caindo em desuso e consomem muito e os LCDs com a mesma capacidade custam mais caro do que um carro usado, mas TVs não. Ou é TV comum de 576 linhas entrelaçadas (288 linhas efetivas), ou 720p ou 1080i ou 1080p no caso das mais caras.

O meu chega a 2048×1536, mas só tem 19″, aí a imagem do DVD fica parecendo um quadradinho no meio do monitor, a de um HD-DVD ou BluRay fica parecendo um quadrado um pouco maior….. 
Um monitor LCD com essa capacidade custa mais de 5000 reais
Tem muita desisformação sobre a TV digital. Já viu um comercial sobre a TV digital que passa em alguns canais abertos? Não diz nada do que é importante.

Bom, primeiro que quem quiser receber o sinal digital, vai ter que comprar um conversor, chamado de set-top box, que vai receber o sinal e convertê-lo para uma saída compatível, tipo S-VHS, A/V, antena pelo canal 3 ou 4, vídeo componente ou até HDMI.
Segundo, quem quiser ver a tv digital com a qualidade máxima, vai ter que ter uma TV LCD ou Plasma (ou um de 2 modelos de TVs que eu nem sei se ainda estão à venda, um da LG e outro da Philips), com capacidade para exibir 720 linhas reais
Terceiro, que a transmissão convencional vai continuar normal até 2018 (ou 2017, não lembro direito), o governo espera que até lá todas as TVs brasileiras já estejam adaptadas ao novo padrão.
Quarto, já existem modelos de TVs com recepção direta do sinal digital, mas nenhuma está a venda (ainda).

Eu li que já encontraram na Santa Ifigênia conversores à venda, dois modelos que não disseram se são ou não do mesmo fabricante, mas não tive tempo de averiguar isso.
O problema é que o padrão brasileiro é único no mundo. Apesar de usar o mesmo sinal para transmitor que o padrão japonês, a codificação do vídeo é diferente, o que por si só ja cria incompatibilidade com tudo o que existe de tv digital no mundo, e torna o nosso sistema único. (monopólio* meu comentário)

A TV digital brasileira é tv aberta, logo o sinal virá pelo ar, só que numa frequência e codificação diferentes.

A TV a cabo é outra história, provavelmente a TV a cabo só vai ter a mesma qualidade da tv digital brasileira em meados de 2008. A tv a cabo no Brasil em boa parte já é digital, mas a qualidade da imagem é a mesma da TV comum provávelmente quem comprar um conversor importado não feito para o Brasil vai conseguir escutar a programação, mas não vai ver nada devido à diferença na codificação do vídeo.

Talvez ligando a saída de vídeo num computador e gravando o sinal digital do vídeo direto em arquivo ou passando ele direto para o media player como um plugin adequado, seja possível  assistir tv digital no micro.
**
Eu achei bastante elucidativo essa explicação, ainda mais porque sou totalmente leiga. Espero que quem ler esse post possa se beneficiar da informação!

Anúncios

2 comments

  1. Descobri outra: o receptor de tv digital para o PSP Slim, um vídeogame portátil da Sony, funciona no Brasil com a banda de sinal dedicada à telefonia móvel. Já tem gente em SP assistindo TV Digital no PSP usando o receptor importado direto do Japão. Pena que esta banda de sinal para telefonia móvel tem resolução baixa, apenas 288 linhas ao invés das 1080i.

  2. gostaria de saber o governo sempre comenta en ficsar o homen no canpo atv digital nao vai ser via satel ecomo o agricultor o fasendeiro o pequarista o lavrador vai ficar eu gostaria que alguen podesse me tirar esta duvidas mandado me uma resposta no meu inmeio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s